Notícias

TRÁFEGO E FRETES DE CONTENTORES EM BAIXA
2011-09-02



De acordo com noticia publicada no jornal "Oje", as incerterzas sobre a evolução das economias europeias e mundial e o excesso de oferta de capacidade de transporte estão a penalizar o tráfego marítimo de contentores, nomeadamente entre o Extremo Oriente e a Europa.

As últimas estimativas sobre a evolução do sector apontam para o desempenho mais fraco desde final de 2009, conforme o indicam as estatísticas da Container Trade Statistics.

Este ano, ao que tudo aponta, a tradicional “época alta” da actividade - motivada pela constituição dos stocks para as vendas de Natal no Velho Continente – deverá ter um impacte muito menos notório na actividade até ao final do ano corrente, uma situação que poderá prolongar-se por 2012. Por causa do desemprego, da redução do poder de compra e da insegurança quanto ao futuro.

O facto é que os volumes transportados não estão a crescer ao ritmo esperado, com repercussões nos resultados dos operadores de terminais de contentores um pouco por toda a Europa.

Uma situação que, antecipam os analistas, deverá agravar-se até ao final do ano, e a que poucos conseguirão escapar.

A reduzida dinâmica da procura e o excesso de oferta de capacidade estão também a pressionar em baixa as tarifas dos transportes. Analistas apontam para que se esteja a viver a mais longa série de tarifas “zero” da história do transporte marítimo de contentores. Com isso sofrem os operadores marítimos, a braços com a retoma da alta do preço dos combustíveis.