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“TOP 25” DOS TRANSPORTADORES MARÍTIMOS CONTROLA 83% DA CAPACIDADE
2010-02-03
mosorio



Os 25 maiores operadores mundiais de transporte marítimo de contentores perderam quota de mercado ao longo de 2009, mas ainda são claramente maioritários, quer em número de unidades, quer, mais ainda, em capacidade de transporte.
No arranque de 2010, os 25 maiores players mundiais operavam uma frota de 3.196 navios, com uma capacidade de transporte de 11,26 milhões de TEU. Ou seja, detinham 54,2% da frota em operação e 82,6% da capacidade de transporte em número de TEU.
Uma posição que não sofre contestação mas que todavia é o pior resultado dos últimos três anos.
Relativamente a 2009, os números do início do ano corrente representam uma quebra de 7,4% no número de navios operados, mas um aumento de 1,7% na capacidade de transporte, fruto, seguramente, da operação de navios de maiores dimensões.
No início de 2009, os “25 mais” operavam 3.452 navios, com uma capacidade de 11,1 milhões de TEU. Ou seja, controlavam 56,9% dos navios em operação e 85% da capacidade mundial.
Mesmo assim, a progressão verificada ao longo de 2009 foi muito mais comedida do que a ocorrida em todo o 2008. A confirmar que nem mesmo os maiores players foram imunes à crise.
Na verdade, ao longo de 2008 a frota controlada pelas linhas do “top 25” aumentaram a sua frota de 3.324 para 3.452 navios (mais 3,9%) e a sua capacidade de transporte subiu 10,9%, de 9,99 milhões para 11,1 milhões de TEU. Em consequência, aumentaram a sua quota de mercado, medida em número de navios, de 56,2% para 56,9%, e mantiveram praticamente inalterada a “fatia” da capacidade (85,1% no início de 2008; 85% no arranque de 2009).