Notícias

TCL MOVIMENTA MAIS DE 450 MIL TEU EM LEIXÕES
2009-12-29



Pelo décimo ano consecutivo, tantos quantos leva a concessão do Terminal de Contentores de Leixões, o TCL fixará em 2009 um novo máximo de movimentação anual de contentores no porto.

Hoje, às 10h30, os operadores dos pórticos do TCL uniram-se num “buzinão” para assinalar a movimentação do 450.000º TEU do ano no terminal.

Quando ainda faltam dois dias para o termo do ano, o TCL ultrapassou a fasquia fixada em 2008, quando foram movimentados 449.353 TEU e consequentemente fixará um novo máximo anual na história do Terminal de Contentores de Leixões que o confirma como o maior terminal de contentores do País.

O volume agora alcançado é tanto mais significativo quanto foi alcançado num ano particularmente difícil para o sector do transporte marítimo, fruto da crise económica e financeira global e da retracção do comércio mundial.

De facto, o arranque de 2009 foi bastante difícil também para o TCL, mas rapidamente se deu início à recuperação, atraindo mais tráfegos, mais navios e mais cargas. Um activo trabalho comercial e uma capacidade operacional reconhecida permitiram reforçar a inserção do Terminal de Contentores de Leixões nas cadeias logísticas do Noroeste Peninsular.

O resultado está à vista: desde 2000, quando o TCL assumiu a concessão, o Terminal de Contentores de Leixões cresceu de 251 mil TEU para 450 mil TEU movimentados anualmente.

Uma dimensão que vai para além dos números e que tem sido também reconhecida, ano após ano, pelos agentes económicos nacionais, como o atestam as sucessivas vitórias do TCL na categoria de Melhor Operador de Terminal de Contentores, nos Prémios de Carga promovidos pelo jornal especializado TRANSPORTES & NEGÓCIOS.