Notícias

TCL JÁ PENSA EM MOVIMENTAR 600 MIL TEU
2011-12-21
mosorio



Movimentar 600 mil TEU é o próximo desafio que o TCL coloca a si mesmo, afirmou Lopo Feijó na cerimónia de comemoração dos 500 mil TEU.
Nos próximos 5-6 anos, a dimensão média dos navios porta-contentores aumentará substancialmente. Isso representará mais cargas, mais rotas e, necessariamente, mais produtividade, que implicarão novos investimentos, sublinhou o presidente do CA da TCL.
Desde o início da concessão, em meados de 2000, a TCL já investiu 45 milhões de euros, quando o contrato impunha 60 milhões ao longo de 25 anos. E um novo pórtico panamax chegará já em Maio próximo.
O TCL precisa de mais espaço e de reformular o actual. Porque “estamos no limite das nossas capacidades”, enfatizou Lopo Feijó. Para isso, há conversações com a autoridade portuária e, quer a TCL quer a APDL “estão disponíveis para avançar para novas situações”.
“Esperemos que não façam a Leixões o que fizeram a Lisboa”, desejou o presidente do CA, que lamentou ainda o facto de Leixões não ser também um “desígnio nacional”.