Notícias

PORTO DE LUANDA MELHORA EFICIÊNCIA
2010-12-04
mosorio



Movimentar cargas no Porto de Luanda é hoje bastante mais rápido (e, logo, mais barato) que num passado ainda recente.
Hoje, o tempo médio de espera dos navios para atracar na capital angolana é de apenas dois a três dias e o tempo de permanência no cais fica-se pelos três dias. Números que comparam com as duas semanas de espera que eram a regra ainda há bem pouco tempo.
Por outro lado, o desembaraço alfandegário das cargas está agora também muito mais rápido, ou menos moroso. O tempo médio necessário para retirar um contentor do porto de Luanda é agora de 28 dias, muito menos que os 80 dias de outrora.
As melhorias foram anunciadas pelo presidente do Porto de Luanda, Francisco Venâncio, e pelo director comercial, Domingos Fortes, no âmbito do 3.º Encontro de Portos da CPLP.
Para a melhoria dos tempos de trânsito das mercadorias no porto da capital angolana foram determinantes algumas alterações nos procedimentos operacionais mas também, ou sobretudo, o agravamento substancial das taxas de permanência dos contentores dentro do porto: passaram de 6 dólares/dia para 30 dólares/dia a partir do sexto dia e até ao 30.º, podendo chegar aos 90 dólares/dia a partir dos dois meses de permanência.
Sem dúvida, boas notícias para os carregadores portugueses e para os armadores que ligam os portos nacionais – e em particular Leixões – a Angola, um dos principais mercados de exportação.