PORTA-CONTENTORES COM PROPULSÃO GNL A CAMINHO
2012-03-30 mosorio
share
Depois do projecto entre o grupo japonês Kawasaki Heavy Industries (KHI) e a sociedade de classificação Det Norske Veritas (DNV) para a construção de um porta-contentores com capacidade de 9.000 TEUs, com um sistema de propulsão alimentado por gás natural liquefeito (GNL), noticiado aqui há algumas semanas, um novo projecto foi tornado público. Trata-se de uma parceria entre a sociedade de classificação Bureau Veritas (BV), o estaleiro de construção Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering e o transportador marítimo CMA CGM, que desenvolveu o projecto básico para a construção de um porta-contentores de 14.000 TEUs (ULCC), com idêntica propulsão. Para ultrapassar as dificuldades resultantes da disponibilidade limitada de combustivel de gás natural liquefeito para a alimentação dos motores durante os próximos anos, os motores deste navio podem também usar, em alternativa, o combustível convencional (HFO, Heavy Fuel Oil). De acordo com a Bureau Veritas, “comparado com idêntico navio com meios de propulsão convencionais, há custos adicionais e uma perda de espaço equivalente a 438 TEU, com os motores e o depósito e demais equipamento para o GNL. Mas os custos adicionais e a perda de receita daí decorrentes são mais do que compensados pelas economias de combustível e pelas baixas emissões ambientais deste projecto”. |