Notícias

APDL PREPARA CORTE DE ATÉ 12% NAS TAXAS PORTUÁRIAS
2011-08-18



Movimentar cargas através do Porto de Leixões vai ser mais barato no próximo ano, entre 8% e 12%. Essa é pelo menos a proposta apresentada pela APDL ao IPTM, proposta que deverá ser aceite.

Para 2012, a APDL propõe reduzir em 12% as taxas portuárias que incidem sobre as mercadorias de exportação.

No caso das importações, a proposta da autoridade portuária de Leixões prevê uma redução de 8% nas taxas portuárias a cobrar a partir de 1 de Janeiro de 2012.

A APDL justifica esta proposta de revisão do tarifário com a vontade de incentivar o incremento das exportações nacionais, e com a aposta de reforçar a integração do Porto de Leixões nas cadeias logísticas – de exportação e de importação – do Noroeste Peninsular.

A concretizar-se a proposta da APDL, 2012 será o segundo ano consecutivo de redução das taxas portuárias em Leixões. No ano corrente as taxas cobradas às cargas de exportação já foram reduzidas em 4% relativamente aos valores praticados em 2010, ao passo que as taxas das cargas de importação permaneceram inalteradas.

O Porto de Leixões alcançou entre Janeiro e Junho o seu melhor semestre de sempre no movimento de mercadorias, com as cargas de exportação a crescerem 24%.