Notícias

ALARGAMENTO DO TCL SUL É A PRIORIDADE DAS PRIORIDADES
2014-02-04



A ampliação do Terminal de Contentores Sul, que integra a concessão do TCL, é a primeira das 30 prioridades elencadas pelo Grupo de Trabalho nomeado pelo Governo para definir as Infra-estruturas de Elevado Valor Acrescentado (GT-IEVA).
De acordo com o relatório final tornado público, e que será agora sujeito a discussão pública e no Parlamento, o investimento previsto na ampliação do terminal está avaliado em 38 milhões de euros, sendo possível o co-financiamento comunitário.
A realização desta obra, de importância fundamental para o continuado desenvolvimento do porto de Leixões e para a manutenção da qualidade de serviço, é há muito reclamada pelo TCL e a sua necessidade reconhecida pela APDL.
Sem surpresa, o Porto de Leixões tem quatro projectos entre os 30 considerados prioritários, a nível nacional.
Para além da ampliação do Terminal de Contentores Sul, o GT-IEVA elegeu ainda o novo terminal de contentores a -14 metros (surge em sexto lugar), o novo terminal de cruzeiros (oitava prioridade) e a plataforma logística de Leixões (14.ª prioridade).
Note-se que o terminal de cruzeiros e a plataforma logística já estão em fase de implantação no terreno, no cumprimento do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões.
O GT-IEVA integrou representantes de entidades privadas como o Conselho Português de Carregadores ou a Confederação Empresarial de Portugal, públicas como o IMT, AICEP, CP ou Refer e a Associação Nacional de Municípios Portuguesas (ANMP).